A evolução de Sabrina Spellman
Assim como Josie e as Gatinhas, Sabrina foi criada pelo cartunista Dan DeCarlo, que desta vez contou com a colaboração do escritor George Gladir. A bruxinha fez sua primeira aparição em uma das histórias em quadrinhos da Archie Comics no ano de 1962, e quase uma década depois, estreava seu próprio desenho animado intitulado Sabrina the Teenage Witch, em 1971.
Produzida pela Filmation, a série animada foi ao ar nas manhãs de sábado na emissora americana CBS durante quatro anos. O sucesso de audiências das diversas animações da Archie Comics fez com que a personagem estrelasse mais um desenho animado ao lado do protagonista Archie em 1977, o The New Archie and Sabrina Hour.
Em 1996 o primeiro live-action foi ao ar, estrelado por Melissa Joan Hart (No Good Nick) como Sabrina Spellman. Popularmente conhecido no brasil como Sabrina, Aprendiz de Feiticeira, o filme deu origem a uma série de mesmo nome que retrata o cotidiano da bruxinha adolescente de maneira cômica.
Com 7 temporadas de sucesso, a série foi ao ar durante muitos anos em diversas emissoras, inclusive no Brasil, e consequentemente, sofreu várias mudanças no elenco. Salem, seu gato falante, é o único personagem (além da protagonista) que participa de todos os episódios da série, além dos outros dois filmes televisivos baseados no live-action, Sabrina Vai á Roma de 1998 e Sabrina Vai à Austrália lançado no ano seguinte.
Durante o período em que a série live-action esteve no ar, um novo desenho animado ganhou espaço na tv, A Bruxinha Sabrina. Destinada ao público infantil, a animação retrata o dia a dia escolar de Sabrina, utilizando magia para resolver seus problemas, ao lado do melhor amigo Harvey, que nem desconfia de seus poderes. Desta vez, Salem é um bruxo que foi transformado em gato como resultado de uma punição.
A série animada originou mais duas sequências, Sabrina, a Bruxinha Adolescente: Amigas Para Sempre em 2002, e Vida Secreta de Sabrina no ano seguinte, totalizando 6 anos no ar. Todas as versões foram produzidas pela DIC Entertainment e transmitidas no Brasil na tv aberta e a cabo.
Já em 2012, mais uma animação infantil para tv foi produzida, porém, bem diferente das anteriores. Em Sabrina: Segredos de uma Bruxa, tudo foi desenvolvido com computação gráfica, seguindo a tendências dos desenhos animados atuais.
Diferentemente das versões anteriores, desta vez, Sabrina é uma princesa bruxa, destinada a governar o mundo mágico como rainha. Salem, por sua vez, é um espião enviado por uma bruxa má interessada nos poderes de Sabrina, com intuito de incomodar sua vida no mundo humano, para que ela fique permanentemente no mundo bruxo.
Transmitida somente nos Estados Unidos e em Portugal, a animação foi desenvolvida por Pamela Hickey e Dennys McCoy, e conta com Ashley Tisdale (High School Musical) responsável por dublar e cantar na voz da protagonista.
Durante todos esses anos desde sua primeira aparição, os quadrinhos de Sabrina sempre foram publicados, mas foi em 2014 que uma nova edição começou a ser desenvolvida. O Mundo Sombrio de Sabrina inciou uma sequência de publicações da bruxinha com a temática de terror.
Durante todos esses anos desde sua primeira aparição, os quadrinhos de Sabrina sempre foram publicados, mas foi em 2014 que uma nova edição começou a ser desenvolvida. O Mundo Sombrio de Sabrina inciou uma sequência de publicações da bruxinha com a temática de terror.
O volume faz parte do novo seguimento da editora, Archie Horror, que exige uma classificação indicativa para a faixa-etária jovem-adulto devido ao conteúdo sombrio.
As edições são escritas por Roberto Aguirre-Sacasa, o criador da série Riverdale e spin-off derivados, com os traços de Robert Hack, responsável pela arte. Em entrevista a revista Galileu, o autor contou de onde veio a inspiração para as novas publicações:
Veio da versão original dos quadrinhos da personagem, que eu lia quando era pequeno. Eu sempre gostei da Sabrina, mas eu também sempre amei filmes, romances e contos de horror, então quis misturar essa sensação de arrepio com a história original. (...)
A história dos quadrinhos atuais originou o mais novo live-action da bruxinha, O Mundo Sombrio de Sabrina. A série também foi desenvolvida por Roberto Aguirre-Sacasa após o enorme sucesso de audiência de Riverdale, baseada nos personagens principais da Archie Comics.
Produzida para a Netflix, O Mundo Sombrio de Sabrina estreou em 2018 e tem Kiernan Shipka (The Silence) dando vida a protagonista. Apesar do gênero terror sobrenatural, a série traz consigo uma pitada de humor, diferentemente dos quadrinhos.
O enredo também diverge da série antiga. Em O Mundo Sombrio de Sabrina, a personagem principal deve escolher entre virar uma bruxa completa ou seguir uma vida mortal ao completar 16 anos. Enquanto isso, mistérios do mundo bruxo a rodeiam com perigos que ela ainda desconhece.
Com 4 partes a série acabou sendo cancelada pela plataforma de streaming. Assim sendo, Roberto afirmou que a parte 5, intitulada Witch War, será publicada nos quadrinhos, sugerindo um possível crossover com Riverdale. Embora o encontro dos personagens não tenha acontecido nas telas, várias referências já foram trocadas entre ambas as séries e você pode conferir aqui.
Imagens (Divulgação/CBS, ABC, Hub Network e Netflix)
A evolução de Sabrina Spellman
Reviewed by Alicia
on
julho 17, 2020
Rating:
Nenhum comentário