Parasita, filme sul-coreano, é o maior vencedor do Oscar 2020
Surpreendendo muita gente, o filme Parasita, do diretor sul-coreano Bong Joon Ho, foi o maior vencedor da edição de 2020 do Oscar, a premiação mais importante do cinema - que nesse ano aconteceu dia 9 de fevereiro, no Teatro Dolby em Los Angeles. O filme estrangeiro, inteiramente falado em coreano, é o primeiro filme em língua não-inglesa a vencer a estatueta de Melhor Filme. Além de vencer os prêmios já esperados por Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original, Parasita também venceu Melhor Diretor e Melhor Filme, ganhando dos favoritos da noite, o diretor Sam Mendes e seu filme 1917, respectivamente, os mais esperados para vencer tais categorias, com base nas premiações anteriores.
O Oscar é a última premiação a acontecer durante a chamada Temporada de Premiações, que acontece no começo do ano com o Globo de Ouro e passa pelo Critics' Choice Awards, SAG Awards, BAFTA e finalmente pelo Oscar. As quatro categorias de atuação, Melhor Ator e Atriz e Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes, não se esperava muita surpresa, pois não houve nenhuma variação entre os premiados em nenhuma das 4 cerimônias antes, nem no Oscar: Brad Pitt (Era Uma Vez Em...Hollywood), Laura Dern (História de Um Casamento), Renée Zelllweger (Judy: Muito Além do Arco-Íris) e Joaquin Phoenix (Coringa) ganharam os prêmios por Melhor Ator e Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz e Ator, respectivamente em todas as premiações mencionadas.
Tirando o Oscar, as outras premiações costumam dividir as categorias em dois gêneros, drama e comédia ou musical; 1917 ganhou Melhor Filme no Globo de Ouro e BAFTA, enquanto o diretor Sam Mendes, que surpreendeu ao filmar um filme com tema de guerra em um quase único plano-sequência, ganhou Melhor Diretor no Globo de Ouro, BAFTA e Critics, onde dividiu o prêmio com Bong Joon Ho; já no SAG, Parasita ganhou Melhor Elenco. No Critics, porém, Melhor Filme ficou com Era Uma Vez...Em Hollywood, e seu diretor e também roteirista, Quentin Tarantino, levou Melhor Roteiro nessa e também no Globo de Ouro.
Muitos atores, atrizes e filmes vencedores e nomeados em outras premiações pelo gênero comédia ou musical, nem chegaram a ser considerados pela Academia, como Taron Egerton, que viveu Elton John em Rocketman, Daniel Craig (que é o 007, atuou em Entre Facas e Segredos), Awkwafina (de 8 Mulheres e Um Segredo) por A Despedida, Eddie Murphy e o filme Dolemite É O Meu Nome, entre outros.
Nas demais categorias, o diretor e roteirista Taika Waititi (Thor: Ragnarok) ganhou Melhor Roteiro Adaptado por Jojo Rabbit, "I'm Gonna Love Me Again" de Elton John pra Rocketman ganhou Melhor Canção Original, Toy Story 4 levou Melhor Animação, 1917 levou Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som. Dois Papas, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e O Irlandês, filme de quase 3 horas e meia do renomado diretor Martin Scorsese. terminaram a noite sem nenhum prêmio apesar do grande número de indicações. O documentário da brasileira Petra Costa, Democracia Em Vertigem, também perdeu sua categoria. Dentre os restantes dos principais filmes indicados, Ford vs Ferrari, Adoráveis Mulheres e O Escândalo ganharam pelo menos um prêmio.
A cerimônia foi aberta por Janelle Monáe e Billy Porter (Pose) e ainda teve números musicais das canções indicadas: "I'm Gonna Love Me Again" por Elton John de Rocketman, "Into the Unknown" de Frozen 2 por Idina Menzel, Aurora e um time de intérpretes responsável pela música em outros idiomas; Chrissy Metz (This Is Us) cantou "I'm Standing With You" de Superação - O Milagre da Fé, Randy Newman cantou "I Can't Let You Throw Yourself Away" de Toy Story 4 e a indicada a Melhor Atriz Cynthia Erivo cantou "Stand Up" de seu filme Harriet. Uma grande supresa foi a apresentação do rapper Eminem, (que não tinha sido divulgada) com sua canção "Lose Yourself" do filme 8 Mile - Rua das Ilusões, de 2002, ganhadora de Melhor Canção Original na época.
A cantora Billie Eilish se apresentou na premiação ao lado de seu irmão Finneas, durante a sessão In Memorian, com "Yesterday" dos Beatles. A sessão gerou polêmica ao não incluir nomes como Cameron Boyce de Os Descendentes e Jessie da Disney e Luke Perry, de Riverdale, que também estava no elenco de Era Uma Vez...Em Hollywood, um dos mais indicados da noite. Em resposta, a Academia disse que não era possível listar todos os nomes por causa do tempo, mas que há um lista completa dos nomes no site deles.
O grande e poderoso time de apresentadores das categorias contou com (além dos atores e atrizes vencedores do ano passado Mahershala Ali, Regina King, Olivia Colman e Rami Malek), Jane Fonda, Tom Hanks, Oscar Isaac, Natalie Portman, Chris Rock, Steve Martin, Brie Larson, Gal Gadot, Shia LaBeouf, Timothée Chalamet, Lin-Manuel Miranda, Keanu Reeves, Kristen Wiig, Sandra Oh, James Corden e Rebel Wilson (que apresentaram Melhor Efeitos Visuais vestidos de gatos, em referência ao filme Cats), entre muitos outros.
Abaixo, você confere os ganhadores e indicados às principais categorias:
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Brad Pitt (Era Uma Vez Em...Hollywood) (vencedor)
Tom Hanks (Um Lindo Dia Na Vizinhança)
Anthony Hopkins (Dois Papas)
Al Pacino (O Irlandês)
Joe Pesci (O Irlandês)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Laura Dern (História de Um Casamento) (vencedor)
Scarlett Johansson (Jojo Rabbit)
Margot Robbie (O Escândalo)
Florence Pugh (Adoráveis Mulheres)
Kathy Bates (Richard Jevell)
MELHOR ATOR
Joaquin Phoenix (Coringa) (vencedor)
Adam Driver (História de Um Casamento)
Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez Em...Hollywood)
Jonathan Pryce (Dois Papas)
Antonio Banderas (Dor e Glória)
MELHOR ATRIZ
Renée Zellweger (Judy: Muito Além do Arco-Íris) (vencedor)
Scarlett Johansson (História de Um Casamento)
Charlize Theron (O Escândalo)
Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres)
Cynthia Erivo (Harriet)
MELHOR ANIMAÇÃO
Toy Story 4 (vencedor)
Como Treinar Seu Dragão: O Mundo Escondido
Perdi Meu Corpo
Link Perdido
Klaus
MELHOR DIRETOR
Bong Joon Ho (Parasita) (vencedor)
Sam Mendes (1917)
Todd Phillips (Coringa)
Quentin Tarantino (Era Uma Vez Em...Hollywood)
Martin Scorsese (O Irlandês)
MELHOR FILME
Parasita (vencedor)
1917
Coringa
Jojo Rabbit
História de Um Casamento
O Irlandês
Era Uma Vez Em...Hollywood
Adoravéis Mulheres
Ford vs Ferrari
No Brasil, a cerimônia foi transmitida pelo canal de TV por assinatura TNT.
A lista completa dos vencedores você pode conferir aqui.
Imagens (Reprodução/The Oscars, The Academy Awards)
Parasita, filme sul-coreano, é o maior vencedor do Oscar 2020
Reviewed by Léo Camargo
on
fevereiro 12, 2020
Rating:
Nenhum comentário